Por Prof. José Telmo
Microsoft Teams permite reunir rapidamente uma turma de alunos ou equipe de funcionários e iniciar aulas, conversas e apresentações rápidas e inclusivas, compartilhar e co-autorizar documentos com segurança e realizar iterações em projetos. Para personalizar o Microsoft Teams, adicione acesso rápido às observações compartilhadas, páginas da Web e aplicativos.
Pela sua versatilidade, a plataforma pode ser usada diretamente pela internet, através do endereço http://teams.microsoft.com, dispensando a necessidade de instalação. Basta ter um e-mail válido (de preferência, um e-mail do Outlook) para criar sua conta gratuita, ou baixar o aplicativo desktop no mesmo endereço. Ambas as versões possuem as mesmas funcionalidades.
Para convidados, por exemplo, o ideal é sugerir o uso da versão web, minimizando questões de instalação e recursos de máquina.
Há a opção para acesso via celular, mas este depende de aplicativo específico para o sistema, não sendo possível o acesso web de forma móvel.
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Use as reuniões e chamadas para colaborar em tempo real a partir dos locais onde os usuários se encontram. O Teams simplificará seu acesso aos serviços do Office 365 e a aplicativos de terceiros para ser o novo centro de colaboração e comunicação.
O primeiro passo é compreender como se dividem as funções dentro da plataforma:
As equipes são uma coleção de pessoas, conteúdo e ferramentas que envolvem diferentes projetos e resultados dentro de uma organização.
- As equipes podem ser criadas para serem particulares e apenas para usuários convidados.
- As equipes também podem ser criadas para serem públicas e abertas, permitindo que qualquer pessoa dentro da organização participe).
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Canais são seções exclusivas dentro de uma equipe para manter as conversas organizadas por tópicos, projetos e disciplinas específicas — o que funcionar melhor para a sua equipe! Os arquivos que você compartilha em um canal (na guia Arquivos) são armazenados internamente.
- Os canais são locais onde as conversas acontecem e onde o trabalho realmente é feito.
- Os canais podem ser abertos para todos os membros da equipe ou privados, caso preciso de um público-alvo.
- Os canais padrão são para conversas em que todos de uma equipe podem participar, e os canais privados limitam a comunicação a um subconjunto de pessoas de uma equipe.
- Os canais são mais valiosos quando estendidos com aplicativos que aumentam seu valor para os membros da equipe.
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Criar uma equipe e adicionar pessoas
- Selecione Ingressar ou criar uma equipe > Criar equipe.
- Ao criar a equipe, na versão gratuita, você é indagado a
- Criar uma equipe a partir do zero.
- Criar uma equipe a partir de outra existente.
- Selecione Convidar outras pessoas para sua organização para convidar pessoas para a sua equipe.
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Depois, será questionado a criar o tipo de equipe: Privado, Público ou Toda a Organização. Cada uma das opções contém uma característica dos envolvidos e sua forma de participação.
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Dê um nome ao grupo e uma descrição
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Depois, adicione participantes da organização para que façam parte da Equipe.
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Detalhe: cada Equipe criada gera um canal automático chamado “Geral”, onde todos os integrantes podem participar e trocar informações. Para as necessidades de cada organização e Equipe, outros canais específicos podem ser gerados para acomodar necessidades ou participantes exclusivos e suas reuniões e arquivos.
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Funções da equipe
Existem duas funções principais no Microsoft Teams:
- Proprietário da equipe – a pessoa que cria a equipe. Os proprietários de equipe podem tornar qualquer membro da sua equipe um coproprietário quando é feito o convite para a equipe ou a qualquer momento após ele ter entrado na equipe. Ter vários proprietários de equipes permite compartilhar as responsabilidades de gerenciamento configurações e associação de membros, incluindo convites.
- Membros da equipe – as pessoas que os proprietários convidam para ingressar na equipe.
Convide pessoas para a versão gratuita do Microsoft Teams para criar a sua equipe.
- Selecione Convidar outras pessoas para a organização.
- Você tem três opções:
- Copiar link: Crie um link e compartilhe-o onde quiser, como colar em um email.
- Convidar seus contatos: Convide pessoas da sua lista de contatos.
- Convidar por email: Envie um convite para qualquer endereço de email.
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Adicionar canais para manter sua equipe organizada
- Selecione Criar mais canais.
- Adicione um nome de canal, uma descrição e selecione Adicionar para criar o canal.
Iniciar uma nova conversa em um canal
- Em um canal, digite uma mensagem para iniciar uma conversa.
- Mencione pessoas com o uso do @
- As pessoas podem responder diretamente a você.
Comece uma reunião em vídeo
- Dentro do canal criado, clique no ícone “Reunir agora” (foto) na base da tela.
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- Você será levado para uma nova tela onde deverá inserir o nome da reunião, no topo da imagem de vídeo (foto).
- Você pode colocar o nome da disciplina
- Data em que está acontecendo
- Objetivo da reunião
- Depois, para entrar na sala, clique no botão “Reunir agora”.
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- Na sala de reunião, como anfitrião (host), você terá um menu de funções na base da sua tela (foto). Com as seguintes possibilidades, em ordem:
- Tempo de reunião
- Ativar e desativar a Câmera
- Ativar e desativar o Microfone
- Compartilhamento (de tela ou janela de aplicativo)
- O menu de funções estendidas
- Sinalização (erguer a mão em reunião)
- Chat
- Participantes
- E o último botão, em vermelho, de encerrar a sua participação.
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Compartilhando a tela e a exibição
- Clique em “Compartilhar”
- No menu inferior que surte, clique em compartilhar “Área de trabalho/Janela” (foto)
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- Você terá como opções de compartilhamento (foto):
- Compartilhar a tela inteira de seu computador ou notebook;
- A janela de um aplicativo (já aberto, um Powerpoint, por exemplo)
- Uma das Guias abertas do navegador Google Chrome
- Quando selecionar, basta clicar em “Compartilhar”
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- Para encerrar o compartilhamento de tela, basta clicar em “Parar” (na versão web) ou “Parar apresentação (na versão aplicativo), no topo da tela.
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Gerenciar pessoas na reunião
Ao clicar no ícone “Participantes”, você pode exibir ou ocultar a lista de todos que estão na reunião, bem como convidar novos integrantes.
- O campo “Convidar alguém” permite que se chame um usuário já presente no grupo, pelo nome ou e-mail. (foto)
- Ou você pode convidar um participante, excepcionalmente, clicando no ícone de link e “Copiar informações de ingresso”.
- Detalhe: na verdade, o sistema não lhe fornece um link, mas um texto com link que deve ser colado em um e-email e enviado para o convidado.
- Aqui também é possível ativar o mudo de todos os participantes
- Excluir um participante (clicando nos menu (os 3 pontos ao lado do nome)
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Já o chat permite a troca de muito mais que apenas texto:
- Pode-se compartilhar fotos, áudio, e arquivos (todos os arquivos trocados durante uma reunião pelo chat ficarão disponíveis na guia “Arquivos”, dentro do canal.
- O chat também ficará disponível e visível a todos os participantes uma vez que saiam do compartilhamento de vídeo.
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Conversar individualmente com alguém
- Selecione Chat > Novo chat.
- Digite um nome e escolha uma pessoa.
- Digite uma nova mensagem e selecione Enviar.
Transformar um arquivo em uma guia para criar acesso instantâneo
- Vá para o arquivo desejado na aba “Arquivos”
- Selecione Mais… > Transformar em guia. ou selecione o arquivo e clique em “Transformar em guia”
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Funções exclusivas da versão Business do Microsoft Teams:
- Visualizar o seu calendário
- Agendar reuniões
- Realizar gravações das reuniões
- Usar mais aplicativos
- Criar e gerenciar seminários e webinars para um grande número de pessoas
- Gerenciar contas de usuários no Centro de Administração do Office 365
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Ampliando os conhecimentos na plataforma Microsoft Teams
Confira também a série de vídeos indicadas para que você dê os primeiros passos de sua aula online no Microsoft Teams: