Facebook, Orkut, Linkedin, Twitter… enquanto estamos obcecados pelo crescimento de expoentes mídias sociais do ocidente, o oriente demonstra que pode sim sobreviver sem estas ferramentas. Desde o Google enfrentando um concorrente de peso na China, o Baidu e até um concorrente ao Groupon no Japão, o Q:pod.
“Kon’nichiwa, wakai sharumedia!”
– Olá, jovem socialmedia!
Neste estudo, quem lembra muito o The Conversation Prism, a turma da Ogilvy no oriente colocou nos infográficos ferramentas que se assemelhavam a suas contrapartes orientais. Na linha vermelha temos os segmentos, na parte inferior, os sites ocidentais e na interna, os sites de cada país estudado: Japão, China e Coréia.
Se estas mídias tem fôlego para encarar uma empresa do porte do Google ou Facebook que crescem em número de usuários (e faturamento) a cada ano só saberemos no futuro. Mas uma coisa é certa, no país mais habitado do mundo e com particularidades culturais tão distintas do ocidentes, ele são os reis por lá.
Mídias sociais na China:
Mídias sociais no Japão:
Mídias Sociais na Coréia:
Via: Thomas Crampton