José Telmo
Jose Telmo professor marketing digital

10 passos para que um evento não dê certo

Quem já não presenciou ou passou por problemas de um evento mal feito, mal planejado e que acabou mal. Um artigo que independente do ano que foi escrito se mantém bem atual. Guia ideal (e verídico) para aqueles que se aventuram nessa selva de telas, gráficos, apresentadores mambembes  e powerpoints mal feitos.

1. NÃO FAÇA PLANEJAMENTO
Não esquematize, organize ou anote qualquer passo. Isso compromete o evento quando não há previsão ou antecipação de tudo o que pode acontecer.

2. NÃO REÚNA OS ENVOLVIDOS
Deixe para reunir todos muito próximo à data. Isso gera um sentimento de fuga pois todos estão atarefados e o evento acabou, para eles, de cair do céu. Pior ainda se já se conhecida a data com antecedência de um mês.

3. NÃO VISITE O LOCAL
Não olhe as instalações e recursos disponíveis, deixe que o som e as cadeiras sejam ruins. O ambiente lúgubre ou a localização péssima. Os convidados vão adorar.

4. NEM PENSE EM FAZER UM CHECKLIST
Deixe para adivinhar o que tem que levar apenas no dia. O que se tem de fazer na hora e o material pra criar correndo na véspera, ou mesmo no dia, para ser aprovado pela diretoria.

5. TREINAR PARA QUÊ?
Vá falar de improviso, gagueje, trema, sinta-se perdido. Não faça um roteiro e nem meça o tempo que leva, em conjunto com a apresentação. Quanto mais longo, mais tedioso e incômodo para os espectadores.

6. NÃO DEIXE O ESPECIALISTA FALAR
Nem todos são um Silvio Santos em matéria de falar mas a escolha do líder ou presidente/diretor pode ser o melhor em uma apresentação. Nem pense que o ideal é um funcionário, mais próximo do uso ou da vivência daqueles que usam o produto/serviço para gerar identificação. Sem treinamento e com péssima fluência verbal sai melhor ainda.

7.NÃO FAÇA UM “POST-MORTEM”
Post-Mortem é tudo aquilo feito após um evento. Ideal para analisar tudo o que ocorreu, de bom ou ruim, e criar um case para avaliar futuramente, mas para quê todo esse trabalho?.

8.NÃO FEZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO
Não agradeça ou premie aqueles envolvidos na realização do evento. Afinal já são pagos para fazer hora-extra, ou não?

9.CONCORDE COM SEU CHEFE
Se a apresentação foi horrível, mas ele elogiou, tudo bem! Pra quê ser franco e mostrar os erros para serem corrigidos no futuro? Se o líder não vê os erros por que alguém, mais capacitado, deveria abrir seus olhos?

10. ACEITE APENAS ESTES 10 CONSELHOS
Restrinja-se a apenas estes 10 simples conselhos, muitas situações e variações podem ocorrer em suas apresentações, não há porque estar sempre preparado para ampliar estas sugestões com as suas.

José Telmo

Publicitário, Professor de Marketing Digital, filósofo multimídia e nerd!

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