Apesar dos inúmeros benefícios que as mídias sociais podem trazer para uma empresa ou um indivíduo, há muitos equívocos sobre o que pode e o que não pode realizar. Muito frequentemente, expectativas irrealistas podem conduzir à decepção. Sabendo o que a mídia social não pode fazer tornará mais fácil aproveitar o poder do que ele pode realizar ou alcançar. Meios de comunicação social não podem:
1. Substituir uma estratégia de marketing
Mídia social é um campo poderoso, mas não é, sozinho, o substituto de uma estratégia de marketing. Estratégias de marketing eficazes podem e devem incorporar elementos de mídia social. No entanto, apenas lançar uma conta no Facebook ou uma página no StumbleUpon não é o suficiente.
2. Entregar sucesso instantâneo
Criar uma conta no Twitter e esperar, em poucos tweets, ter vários seguidores ou cliques é irreal e altamente improvável. Mídia social é uma maratona, não uma corrida curta e é preciso tempo para cultivar sua presença e seguidores. Seja paciente com as mídias sociais, aja com planejamento e você será generosamente recompensado em troca.
3. Influência garantida
Só porque você acredita que a sua empresa, produto ou serviço pode ser o líder acima de todos, não significa que os outros irão. A mídia social é uma selva e leva um guia experiente para navegar na paisagem. Mas mesmo os mais experientes consultores de mídia social não pode gerar um interesse se as massas não se importam.
4. Não é possível salvar um navio afundando
Se uma marca ou empresa está afundando, implementando uma campanha de mídia social não vai fazer muita diferença na reparação do dano. Lembre-se, transparência é fundamental com as mídias sociais. Negligenciar a abertura honesta com seu público pode, permanentemente, manchar sua reputação.
5. Ser de responsabilidade de uma única pessoa
Quando uma empresa se envolve com a mídia social, cada funcionário passa a ser o embaixador da companhia de mídia social. Cabe a todos promover a marca, não apenas o consultor de mídia social. O relacionamento nas redes sociais podem aumentar consideravelmente os esforços de mídia social e é importante para reforçar as iniciativas de engajamento de maneira positiva e significativa.
A mídia social não é um milagre, mas é um componente necessário para qualquer boa estratégia de marketing.
Fonte: 5 Things Social Media Can’t Do :: MINDSPROUT | Marketing