Parecia que a outrora gigante das buscas, o Yahoo!, havia desistido de competir e estava, a cada dia, mais distantes do noticiário e do palco dos grandes embates deixando Google e Facebook dominar o cenário. Pois parece que finalmente a empresa resolveu acordar. Marissa Meyer, ex-top-Google, contratada para revigorar as forças da empresa (que, por si só, já foi uma notícia à parte), trabalhou para a aquisição da rede Tumblr, por US$ 1,1 bilhão!
Existe um pânico generalizado pelas redes sociais de que o Yahoo!, que não tem um bom histórico com serviços (vide Flickr, Delicious, Yahoo! Meme e outros), pode vir a estragar um ambiente tão interessante e amado por internautas. Eles prometeram que vão evitar estragar tudo.
Meyer, que recentemente aboliu o trabalho remoto de funcionários do Yahoo!, prometeu que sua estratégia será essa: aquisições. E a compra do Tumblr seria, principalmente, motivada por sua base de usuários, aumentando as possibilidades de monetização da empresa.
Avinash Kaushik, conhecido evangelista de marketing digital, comentou em seu Google Plus que se a motivação era apenas número de usuários: “por que não investiram no WordPress? Ou mesmo o Blogspot? Afinal, o Google não está tratando muito bem deste serviço.”
Sabemos que aquisições são importantes para que empresas adquiram mais do empresas. Usuários, expertise, ações e patentes (o Google que o diga!) são elementos que ajudam no embate de mercado onde o Yahoo! perdeu o bonde da história e tenta recuperar, o quanto antes, sua posição de destaque.