Pensamento: há anos a TV aberta realiza, através de seu jornalismo e programas afins, reportagens abordando este o aquele tema, em poucos minutos, falando até de algumas marcas… mas em seus horários comerciais cobram milhares de reais em propaganda e todos estão felizes.
Um jovem posta um game play no YouTube, falando sobre a experiência do jogo, envolvendo muitos milhões de views, com uma experiência de impacto no usuário muito maior que a marca que criou o jogo e o jovem é penalizado por colocar publicidade paga em seu vídeo
Uma publicidade espontânea a um custo (para a marca) ínfimo e pago pela publicidade gerada. A marca recorre aos direitos autorais… mas pela publicidade (claro, salvo quando tentam fazer cópia, plágio e afins, mas com o intuito de DIVULGAÇÃO, por que penalizar um usuário que comprou o jogo, teve o trabalho de gravar, comentar e compartilhar e o preço dele são os cliques nos anúncios?)
Será que as marcas vão fazer o mesmo e cobrar das emissoras de TV pelo material divulgado? ¬¬
Acho que precisamos repensar algumas coisas…