Pesquisas recentes revelaram que mais de 90% dos internautas brasileiros estão cadastrados ao menos em uma rede social (segundo dados do Ibope, nov/2010), mas como o brasileiro está se comportando diante desta nova realidade? E como isto afeta o relacionamento deles com as empresas/marcas?
São essas as questões que visa responder o estudo inédito sobre Perfil de Usuários de Mídia Social no Brasil, realizado pela eCMetrics, agência e Consultoria Estratégica de Mídia Social está lançando neste mês de fevereiro, um estudo inédito sobre o Perfil dos Brasileiros nas Mídias Sociais. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2010 com 2.440 membros do painel online eCGlobalPanel, um dos maiores painéis online de pesquisa da América Latina com mais de 190 mil consumidores brasileiros ativos e mais de 500 mil na América Latina.
Dos internautas brasileiros que estão em canais de mídia social, 16% produz conteúdo, 22% critica ou coleta (reproduz), 36% observa, participa ou cultiva contatos (tipo mais comum) e outros 26% caracterizam-se como fortes consumidores online e brand engagers (consome ou cria mídia social relacionada com marcas, produtos e serviços).
Alguns resultados obtidos a partir da segmentação:
- Mulheres de 18-34 são as que mais produzem conteúdo nas mídias sociais e também que mais criticam/comentam, dentre todas as classes.
- Entre os que apenas coletam informação de acordo às suas necessidades, a maioria é composta por homens de 18-34, de todas as classes.
- Os joiners (que aderem e gostam de participar de ações em redes sociais) também são homens de 18-34, porém provenientes em sua maioria das classes CDE.
- Já o segmento classificado como consumidores online são, em sua maioria, homens e mulheres com 45 anos ou mais, membros da classe A.
- Brand Engagers (engajados com marcas) são, em sua maioria, homens e mulheres, a partir dos 35 anos, de todas as classes.
Para mais informações sobre este estudo, acesse http://www.web2engagebrasil.com/perfil-do-brasileiro-nas-midias-sociais/