Incrível como a mensagem pode se disseminar de forma viral. Mas incrível ainda, é que as vezes topamos com ideias e mensagens que, sem saber sua origem, continuamos a reproduzir já que foram incorporadas na nossa cultura.
No final de Janeiro participei, a convite do professor Gustavo Loureiro, como palestrante na aula inaugural da turma de pós-graduação em marketing digital do Instituto Infnet, no Rio de Janeiro. Fui chamado, entre outros profissionais, para palestrar sobre Marketing Viral, um tema que adoro e que acompanho há tempos.
Até bem pouco tempo, antes da internet, o Boca a Boca era a principal forma de disseminação de qualidade. Eram as recomendações diretas que recebíamos de círculos próximos: família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho, por exemplo. Hoje, o reino dos memes (a mínima unidade de informação, igual ao átomo) e informações é a internet, onde as recomendações de usuários são levadas mais em conta do que sites especializados.
Hoje tudo sofre a influência do viral, inclusive os negócios! Seja para se vender um liquidificador Blendtec através de uma série (Will It Blend?) no YouTube, moendo um iPad (entre outros), lançar um filme como o do Batman – Cavaleiro das Trevas (com um ano de antecedência) ou uma cantora, Susan Boyle, e alavancar a audiência de um programa de calouros.
Abaixo, você pode conferir os slides da palestra que realizei. Aproveite para ver outros de meus trabalhos em meu SlideShare: www.slideshare.net/jtelmo