A participação e importância da internet como meio de comunicação para divulgação de produtos e serviços tem sido uma constante. Empresas acompanham o crescimento de uma população digital e começam a direcionar investimentos para o e-mail marketing como forma de atingir esse público. Aquela fase em que se enviava e-mail via outlook da sua máquina com uma lista de e-mails que sabe-se lá onde consegiu (ou comprou) já ficou no passado, hoje, métricas e servidores ganham espaço fornecendo a profissionais de marketing os elementos com que trabalhar respaldados em informações.
Os serviços mais modernos de envio de e-mail marketing fornecem dados vitais como o número de internautas que abriu o e-mail, aqueles que clicaram e os e-mail que não puderam ser entregues. Hoje com o massivo uso de webmails como Gmail, YahooMail, Hotmail e o crescimento do spam (prática abominável de marketing) diretrizes que bloqueiam e-mails podem prejudicar sua campanha, por isso, é estratégico o uso de empresas de envio de e-mail marketing para que resultados confiáveis sejam apresentados para seus clientes.
Seguindo a inspiração dos útlimo post sobre Autorregulamentação do e-mail marketing resolvi compilar aqui uma lista de empresas de envio de e-mail nacionais e estrangeiras. Alguns destes disparadores de e-mail são gratuitos (alguns com limitações), pagos ou soluções Código Aberto para se instalar no servidor. Se tiver uma sugestão de empresa, serviço ou dica de envio de e-mail marketing participe nos comentários ou me procure no twitter: @josetelmo.
Antes de enviar a sua publicidade via e-mail, e ficar por dentro da ética de envio, não deixe de ler o código de autorregulamentação do e-mail marketing.
NACIONAIS
Email2b – Sempre estão presentes nos eventos do WAW-RJ portanto estão sempre próximos dos profissionais que participam das palestras. Inclusive, já fizeram algumas.
Dinamize – Ofercem além do disparo de e-mails EasyMailing também uma solução de atendimento chamada EasyChat.
Virtual Target – Aqui você pode encontrar ótimos artigos e entrevistas sobre o uso do e-mail marketing. Confira na seção biblioteca o que eles oferecem.
UOL Host – Além de hospedagem e acesso a internet a UOL oferece envio de e-mails.
ESTRANGEIRAS
Mail Chimp – Mailchimp é uma ferramenta de envio gratuita para listas abaixo de 100 e-mails, vale a pena testar. Para outras funcionalidades necessita de cadastro e pagar o valor correspondente.
Constant Contact – Para soluções mais simples e com vários templates de e-mails é o mais indicado para quem não tem muita prática com o HTML.
Campaign Monitor – Solução paga, valor depende da quantidade de e-mails enviadas (U$0,01 por e-mail + U$5,00). Oferece integração com o google analytics, gerenciamento de clientes, relatórios de envio e o cliente pode acessar as estatísticas.
Madmimi – Várias funcionalidades envolvidas no envio, incrementando as possibilidades estrangeiras para os profissionais de e-mail marketing. Destaque para um sistema de afiliados que premiando seus usuários e integração com twitter.
Icontact – A ferramenta Icontact permite que empresas, organizações sem fins lucrativos e as associações de facilmente criar, enviar e-mail boletins completa, pesquisas e autoresponders. Hoje em dia é o básico que uma ferramenta decente deve fazer. Vale a pena caso o valor seja um diferencial, nunca deixe de pesquisar isso.
CÓDIGO ABERTO
PHPList – Phplist é um gerenciador de newsletter open-source. phplist é livre para baixar, instalar e usar, e é fácil integrar em qualquer site.